sábado, 22 de agosto de 2009

O Valor do Saber!


A sociedade atual tem sido contemplada com a existência de grandes tecnologias capazes de nos proporcionar diversas facilidades bem como, de certo modo, um alto grau de conforto. Sabemos que, mesmo com (e por conta da) a "Globalização", ainda existe uma grande parcela da população mundial que não tem acesso às maravilhas que o desenvolvimento científico tem favorecido.
Bom! Vamos ao que interessa! Podemos observar na figura ao lado uma situação bastante comum nas escolas: a falta de interesse e respeito de alguns alunos para com o professor, colegas e, principalmente, para com o conhecimento.
Assim sendo será que, realmente, sabemos utilizar corretamente esses mecanismos? Nos importamos com a construção do conhecimento ou com os acontecimentos que poderiam esperar o momento oportuno. Isso acontece porque o celular já faz parte da nossa essência. Ou seja, não vivemos mais sem a sua "preciosa" funcionalidade e praticidade. Talvez, por isso, esquecemos a existência de regras e passamos a "desprezar" o que de fato seria o responsável pela nossa formação: a Educação".
Enfim, termino minha reflexão buscando novos posicionamentos e para isso proponho algumas questões: "O que falta é educação, orientação, informação doméstica? Falta de conscientização da própria pessoa?".

3 comentários:

  1. Mas acho interessante observar também que se a aula que está em questão na charge se mostrasse interessante, criativa, que estimulasse a concentração e conseguisse prender a atenção dos alunos, muito provavelmente esse aluno espertinho não estaria usando o celular durante a aula.

    ResponderExcluir
  2. Quando penso em celular, computador, câmera digital, DVD, pendrive etc, penso no conforto, na praticidade e no que seria de nó sem tais aparatos.
    Também não consigo desvincula-los da ideologia capitalista, que nos impõe tais necessidades e que nos direciona ao individualismo, a competição e a fala de respeito ao próximo.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da sua postagem Kleriston. Gostei tbm do que Yeda disse. Ouvi certa vez a seguinte frase: "Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, mas, ao invés disso, amamos as coisas e usamos as pessoas" não sei nem quem é o autor...mas de uma forma clara expressa essa faceta cruel do capitalismo.
    Kiss...

    ResponderExcluir