segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Software Livre - Liberdade de escolha

Podemos listar várias funcionalidades, ou melhor, facilidades que o Software Livre pode nos proporcionar, como o código fonte aberto. Essa iniciativa representou um grande avanço da área tecnológica na medida em que permitiu o acesso ao conhecimento a todas as pessoas, principalmente àquelas que se interessam pelo assunto.

Verifica-se que é uma forma de possibilitar o aperfeiçoamento e segurança do sistema, já que por meio da análise do software torna-se possível detectar falhas e corrigí-las, para posterior distribuição da atualização sem custo algum para o usuário final.

É muito interessante, também, saber que o Governo Brasileiro, além de defender a utilização do SL, faz uso constante do mesmo em suas instalações. Assim, como sua iniciativa de disponibilizar máquinas com o SL nas escolas como forma de "inclusão" e, também, possibilitando o acesso dos alunos e professores a esse "desconhecido" mundo da interatividade. Desconhecido no sentido de não muito presente, não muito propagado na realidade brasileira.

Nesse sentido, é uma pena saber que a realidade presente na maioria das Escolas do Brasil, principalmente as da rede pública, gira em torno da falta de preparo de muitos professores quanto a essa importante questão que estamos abordando: "Conhecimento acerca do Software Livre". Não digo somente de professores, mas de uma grande parcela da população que ainda está muito distante de pertencer a este mundo inovador oferecido pela tecnologia. Principalmente, refente aos conhecimento básicos de informática do Software Proprietário, quem dirá do Software Livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário