segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Práticas Pedagógicas Equivocadas! - PPE


"A Escola Animal"

Um dia os animais se reuniram na floresta e decidiram criar uma escola.

Havia um coelho, um pássaro, um esquilo, um peixe e uma enguia, e eles formaram uma Diretoria.


Havia um coelho, um pássaro, um esquilo, um peixe e uma enguia, e eles formaram uma Diretoria.

O coelho insistiu na inclusão da corrida no currículo. O pássaro insistiu na inclusão do voo no currículo. O peixe insistiu na inclusão da natação no currículo. E o esquilo disse que a subida perpendicular em árvores era absolutamente necessária ao currículo.

Eles juntaram todas essas coisas e escreveram um roteiro do currículo. Então insistiram em que todos os animais aprendessem todas as matérias.

O coelho, embora tirasse um "A" em corrida, teve uma enorme dificuldade em subida perpendicular em árvores. Ele sempre caía de costas. Logo ele teve um tipo de dano cerebral e não conseguiu mais correr. Ele descobriu que, em vez de tirar "A" em corrida, estava tirando "C", e, é claro, sempre tirou "F" na subida perpendicular.

O pássaro saiu-se maravilhosamente bem em voo, mas quando teve de escavar o chão ele não se saiu tão bem. Sempre quebrava o bico e as asas. Logo ele estava tirando "C" em voo, além de "F" em cavar tocas, e todas as suas tentativas de subida perpendicular em árvores foram um fracasso.

Por fim, o animal que concluiu o curso e fez o discurso de formatura foi a enguia, que era mentalmente retardada e conseguira fazer um pouco de todas as matérias mais ou menos pela metade.

Mas os educadores ficaram contentes porque todos estavam recebendo aulas sobre todas as matérias e aquilo foi chamado de "uma educação abrangente".

Nós rimos da história, mas é assim que as coisas são. É o que aconteceu com você.

Nós realmente estamos tentando fazer todo mundo igual a todo mundo, por isso destruímos o potencial de todos para serem eles mesmos.


Osho, em "Intuição: O Saber Além da Lógica".

2 comentários:

  1. Super interessante esse texto da ESCOLA ANIMAL, acho que todos professores deveriam ter acesso à esse texto para que pudessem refletir um pouco em suas práticas e parassem de querer fazer dos aluos robôs que são programados pra fazer coisas que lhes são impostas.

    ResponderExcluir
  2. Olá Kleriston,
    gostei muito do blog. Parabéns!!! Vcs conseguiu se apropriar e utilizar os elementos multimídia que dão ao blog o caráter hipertextual. As reflexões também são bem elaboradas, instigantes. Continue usando o ambiente como espaço para socialização de ideias e inquietações.

    ResponderExcluir