segunda-feira, 21 de setembro de 2009

MetaReciclagem

MetaReciclagem é uma palavra que expressa a idéia sobre a apropriação de tecnologia em busca de transformação social. Trata-se de um conceito que abarca inúmeras formas de ação desde a aquisição de computadores usados e montagem de laboratórios reciclados usando software livre, até a criação de ambientes que possibilitem a circulação da informação por meio da internet. Ou seja, é a expressão de uma idéia que busca oferecer apoio estratégico e operacional a projetos socialmente engajados cujo objetivo gira em torno da “humanização” da tecnologia através do novo destino que é dado para máquinas tidas como obsoletas e até mesmo como uma das formas de preservação do meio ambiente.

É muito interessante o propósito da MetaReciclagem, pois sabemos que o descarte desenfreado desses produtos tem causado graves problemas ambientais, já que são produtos composto por materiais que demoram muito para se decompor. Isso permitiu que pesquisas científicas e tecnológicas passassem ajudar buscando soluções que permitam reciclar ou, pelo menos, tratar o lixo eletrônico de modo a reduzir seus impactos ambientais.
A realização de discussão em torno da MetaReciclagem é muito importante, pois nos permite ter acesso à multiplicidade de informações que a norteam. Informações que serão fundamentais para a desconstrução/reconstrução das nossas idéias acerca dos seus objetivos.
Muito mais do que a problemática ambiental (que deve ser uma preocupação de todos), percebemos que a MetaReciclagem preocupa-se em dar um novo sentido para os maquinários, no caso computadores, que acabam rotulados como obsoletos. Tais maquinários são doados por pessoas e, também, por muitas empresas e, através do trabalho desenvolvido na MetaReciclagem, acabam sendo testados e consertados quando preciso e, também, recebem uma pintura bem interessante tornando-a mais atraente. Um trabalho que é existe por conta de pessoas dedicadas e comprometidas em transformar o velho em novo para reintegra à sociedade a fim de proporcionar ao equipamento, antes visto como obsoleto, a realização de suas funções que pareciam impossíveis de serem executadas novamente.




É bastante importante ressalta alguns aspectos que tal projeto proporciona para as questões sociais. Muitas dessas oficinas trabalham as aptidões e o desenvolvimento profissional daqueles que fazem parte do projeto, já que o indivíduo, ao manipular o objeto o objeto trabalhado, acaba despertando e aguçando o interesse em aprofundar o conhecimento para satisfazer certas peculiaridades existentes no seu interior. Todo o trabalho é desenvolvido através de mediadores que se utilizam da engenharia reversa: primeiro desconstrói, depois monta para colocar pra funcionar. Ou seja, possibilitam aos alunos/participantes as múltiplas tarefas para que cada um possa praticar o que esta sendo ensinado.
Enfim, é possível perceber que, para muitos dos participantes, o projeto MetaReciclagem é uma forma de fazer valer sua existência como sujeito capaz que transformar o meio em que se vive e, também, de acreditar que é possível, sim, encontrar o caminho certo para suas conquistas profissionais nesta era da revolução tecnológica. Dito de outra forma, é um projeto que
proporcionará ao indivíduo o seu verdadeiro encontro para com o aperfeiçoamento de suas potencialidades que até um determinando momento estavam adomercidas.

2 comentários:

  1. Adorei sua postagem,LIpe,d+ a questão da metareciclagem e do e-lixo precisa sempre estar muito bem informada e bem direcionada,pois não adianta nada as pessoas continuarem aumentando o contingente de lixo por aí guando no final poderiam estar fazendo uma boa ação , só para variar??!!!!rsrsrsrsrs bj .nanda

    ResponderExcluir
  2. Felipe, vc fez um tratato sobre o tema. Será que vc não é um gênio. Olhe quando vc ficar famoso não se esqueça de mim.
    ED

    ResponderExcluir