sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Vida social sem internet? É possível?

Olá Pessoal!!!
Vamos a mais uma postagem!!!

O título acima foi proposto por Jamile Lobo (aluna de Pedagogia/UFBA) para discussão no ambiente Moodle/UFBA no qual apresentei a minha reflexão acerca do mesmo. Assim sendo, resolvi trazer a minha reflexão para o meu blog a fim de possibilitar o enriquecimento do mesmo e para que outras pessoas tenham acesso, já que este trata-se de mais um espaço de construção/socialização do conhecimento.


Ao refletir sobre a indagação proposta no titulo "Vida social sem internet? É possível?", várias outras surgiram...
Quando falamos em vida social, sempre lembramos das nossas relações interpessoais, do nosso modo de vida, ou seja, da forma como enxergamos o mundo no qual vivemos com suas inúmeras tedências.
Vida social sem internet?
Para responder a tal questionamento, precisamos refletir acerca do quanto as transformações tecnológicas influenciaram e continuam influenciando nosso modo de viver. Se lembrarmos como as pessoas viviam há algum tempo (não precisamos lembrar das épocas remotas da humanidade), verificaremos que é possível sim viver sem a internet, pois existiam outros meios de comunicação que possibilitavam o tráfego das informações entre as pessoas. Porém, grandes mudanças ocorreram em todos os espaços de vivência e com isso, o homem passou a ter em suas mãos novos meios de se relacionar com o outro.
As transformações que foram ocorrendo, principalmente no cenário tecnológico mundial, proporcionaram aos indivíduos uma dependência em relação às tecnologias. Assim, na atualidade, passamos a considerá-las, neste caso exemplifica-se a internet, como extensão da nossa forma de se relacionar com o outro.
Podemos dizer que, atualmente, a internet tem exercido uma influência muito grande no nosso modo de agir cotidiano. Como um mecanismo tão veloz e tão prático no modo de se trabalhar e com um imenso volume de informações de todas as partes do mundo deve ficar fora do nosso círculo social. Como Gisele Santos (EDC 287 - Moodle UFBA 2009) colocou: "(...) em um mundo globalizado e tecnológico é bem difícil e quase impossível vivermos sem estar conectados a esse mundo.". Sabemos que a internet exerce um papel muito importante nesse processo de viver num mundo globalizado.
Não digo que a existência da vida social dependa da internet. Ou seja, só há vida social com internet. Afinal de contas, se o homem é um ser capaz de se adaptar às mais duras condições de vida, também é capaz de desenvolver novas formas de se relacionar com o outro.
O que quero dizer é que, realmente, por conta das grandes transformações ocorridas na sociedade, e que continuam ocorrendo, a internet tornou-se uma forma de incrementar as nossas relações sociais. Por exemplo, quando temos dúvidas sobre determindas "coisas", praticamente, recorremos sempre à internet em busca de informações, soluções. Outro exemplo bastante comum ocorrem nas rodas de conversas, pois sempre surgem assuntos que tem como referência da informação a internet. Assim sendo, percebo que dependemos, e muito, dela e não temos como deixá-la em "stand by".

4 comentários:

  1. Oi Kleriston, vejo a questão da seguinte forma: nós "homens", somos seres que vivemos em constante evolução, estamos sempre a procura de novas descobertas, novas idéias. Já q é assim, pq ñ usufluirmos da nossa própria produção?
    Qnto a internet, por exemplo, ñ sei o q seria de mim sem ela. Tenho parentes em mtos lugares diferentes. Pense ai se eu tivesse recorrer a cavalos ou pombos correios para me comunicar com eles? rsrsrs...
    Abçs.

    ResponderExcluir
  2. Lógico que é possível!
    As relações sociais não se resumem ao contexto virtual. Se fosse assim, minha avó e minha bisavó teriam sofrido muito de depressão já que não conseguiriam se relacionar. Eu, por exemplo, fico sem internet pro um mês sem me importar estando de férias!! Uso mais a internet para questões de interesse da faculdade do que de relacionamento, mesmo tendo orkut e msn.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que é difícil hodiernamente uma vida sem internet, as tecnologias estão a todo lugar, e é necessário que todos tentem se adaptar a isso.

    ResponderExcluir
  4. Hoje já não sei como seria minha vida sem internet, não por ser dependente dela, mas porque ela facilita tanto essa nossa vida que é tão corrida que acho que tudo ficaria muito difícil sem essas novas tecnologias que viabilizam tanto a nossa vida.

    ResponderExcluir